Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Carnaval no Deserto do Jalapão

E aí pessoal, tudo bem?
Hoje vou mostrar a vocês a minha última viagem ao Deserto do Jalapão. Já fui três vezes a este local, sempre com roteiros e atividades diferentes e em todas as vezes fui de carro desde São Paulo. Na última vez (feriado de Carnaval de 2012) fiz a viagem com meu jipe, um JPX modificado.

JPX carregado para a expedição:

O Parque do Jalapão encontra-se no município de Mateiros (Tocantins – Brasil) e possui 150 mil hectares. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. É um local com ainda natureza virgem, de uma beleza imensurável e uma baixíssima densidade populacional (0,8 hab/km²). Por essas razões não é um lugar que oferece um grande leque de opções de estadia e alimentação… é bem precário apesar de já ter melhorado muito desde que conheci em 2005.
Nesta última ocasião, segui na companhia de uma L200 Savana e uma Hilux desde São Paulo. Em Palmas (TO) encontramos o restante do grupo, 8 valentes jipes Willys, duas Pajeiro, um Troller que foram enviados de cegonha.

Parte da nossa equipe:

De Palmas (18/03/12) partimos rumo a Ponte Alta (cerca de 3 horas de viagem). No dia seguinte é que encaramos o Jalapão e dormimos em um acampamento na sede do Ibama, pois não foi possível acampar no Rio Novo, está proibido. Neste dia curtimos a Cachoeira da Laje e Cachoeira da Velha.

Cachoeira da Laje:

Cachoeira da Velha:

Um dos nossos acampamentos:

No dia 20/02 saímos em direção ao Camping do Vicente, uma aventura com muita areia e temperatura beirando os 40 graus. Tentamos visitar as Dunas do Jalapão, mas isso não foi possível, pois agora o número de visitantes é limitado e nosso grupo ultrapassava o número de pessoas que podiam entrar. Nas outras vezes que fui (2005 e 2010) isso não aconteceu, é bom ver que estão tomando atitudes de preservação.
Após este pequeno contratempo seguimos pela Serra do Espinhaço até o Camping do Vicente.

No meio do caminho encontramos dois ônibus escolares atolados:

Algumas pessoas levaram brinquedos para doar para as crianças do local. Boa ideia!

Comboio de amigos jipeiros:

Acampamos ao lado deste rio no Camping do Vicente:

Trecho de areia entre a Cachoeira da Velha e as Dunas do Jalapão:

No dia seguinte visitamos a maravilhosa Cachoeira da Formiga, lugar formidável onde o fundo é de areia e faz com que se forme uma piscina azul. Visitamos também o Fervedouro, local onde a água “brota” da Terra. Esses dois locais são os pontos imperdíveis do Jalapão. Seguimos até São Felix. Todas essas cidades são um pouco precárias de acomodações e em São Félix tivemos o contratempo ao chegar na pousada reservada e paga com antecedência de não haver lugar para todos.

Fervedouro:

Cachoeira Formiga:

O dia 22/02 foi reservado para efetuar a manutenção nos veículos que seguiriam para a Trilha Galileia. Este trecho é bem difícil, com areia, pedras e rios a atravessar. Acabei preferindo retornar e curtir mais o Jalapão sem a quantidade de turistas que estavam por lá no feriado. Retornei à Cachoeira da Formiga e passamos horas curtindo este paraíso natural.
No dia seguinte fomos às Dunas do Jalapão e quando saímos do parque pegamos uma chuva muito forte no caminho a Natividade da Serra, onde passamos a noite (estrada de Ponta Alta até Natividade da Serra muito ruim). Em Natividade da Serra encontramos uma pousada muito boa (Pousada Santa Helena). No dia seguinte fomos até Alto Paraíso de Goiás… mas este local já merece outro post.

Dunas do Jalapão:

Para quem animar conhecer este local de forma menos radical existem agências de viagem que oferecem pacotes.