Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

Arizona, Estados Unidos

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos mostrar um pouco da América do Norte, o Grand Canyon, Lago Page Powell e o Zion Park. Esses são destinos ideais para quem gosta de aventura e foge do tumulto de "turistas enlouquecidos" em Orlando, Miami, Nova York…. Fizemos esta viagem em agosto de 2010, esperamos que curtam a aventura.

O Parque Nacional do Grand Canyon está localizado no estado do Arizona, Estados Unidos. Existem muitas maneiras de chegar até lá, nós escolhemos uma das mais fáceis: entrar nos Estados Unidos por Los Angeles, alugar um carro e seguir via Las Vegas para o Parque Nacional Grand Canyon. De Las Vegas até Tusuyan são cerca de 5 horas de estrada tranquila.

Fizemos toda a viagem sem guia ou agência, escolhemos e agendamos os hotéis pelo site Booking  e foi tudo ótimo.

O Grand Canyon não necessita de muitas apresentações, acreditamos que todos já ouviram falar do local e vale a pena uma visita até lá, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo (segundo lista da CNN junto com Cataratas do Iguaçu, Grande Barreira de Coral, Monte Everest, Aurora Boreal, Vulcaão Paricutín e Cataratas Vitória).

O canyon chega a medir 1600 metros de profundidade e a largura varia entre 6 e 29Km. Segundo os geólogos, 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio Colorado e seus afluentes, que moldaram o local ao longo de milhares de anos.

O passeio mais recomendado, sem sombra de dúvidas é o voo de helicóptero. O preço é um pouco caro, mas reserve um dinheiro para isso, pois somente sobrevoando o local é possível ter uma ideia da real beleza e imensidão. O chato do passeio é que a poltrona onde cada um fica dentro do helicóptero é definido pelo peso das pessoas e nem todos os locais possuem a mesma visão, alguns são bem prejudicados e mesmo casais podem ficar separados.

Helicópteros que realizam o passeio:

Vistas aéreas:

(Nota: temos muitas fotos, mas acreditamos que com essas vocês já podem ter uma ideia do local)

Os Estados Unidos possuem um site oficial dos seus parques nacionais (aqui), você pode buscar todas as informações necessárias para conhecer o local e os outros parques. O parque do Grand Canyon é muito extenso e para conhecer tudo, tudo mesmo (o que não fizemos) demoraria pelo menos uma semana. Fomos na parte do Sul (South Rim), que está aberta o ano todo. Atenção, pois a porção Norte fecha em algumas partes do ano.

Um pouco de descanso:

Seguimos para o Parque Nacional Zion, mas no caminho paramos no Page Canyon (saiba mais aqui). Antes de começarmos a pesquisar o que havia nos arredores do Grand Canyon, nunca tínhamos ouvido falar deste local e ficamos realmente impressionados com a beleza natural. Fizemos um passeio pelo Lago Page Powell e pudemos apreciar, além da natureza, famílias em férias em botes-casa. Adoramos a ideia, ainda mais para quem tem filhos pequenos (o que não é o nosso caso). As crianças precisam mais desta integração com a natureza do que passeios pelos movimentos shopings das metrópoles...
Passeio de barco pelo lago Page Powell:

Casas-bote para alugar:

Quem sabe um passeio de caiaque?

Há muitas atividades, trekking, botes, caiaques e até balonismo. Um ótimo destino para quem busca fugir dos locais óbvios lotados de turistas e entrar no clima de férias. Não encontramos nenhum brasileiro mas existem bons restaurantes e hotéis, voltados especialmente para o turismo interno e europeu. Para ir nesse local e no Zion Park recomenda-se falar inglês, pois não é como Los Angeles, Miami, Orlando, etc., onde sempre tem alguém que fala espanhol, portunhol ou mesmo português.
Do Lago Page Powell seguimos até o Zion Park (saiba mais aqui), onde fizemos alguns trekkings e vimos como o sistema americano de parques nacionais tem muito a ensinar aos parques brasileiros. Existe transporte gratuito entre os hotéis e o parque, com parada em vários pontos, possibilitando que você desça mais próximo da trilha que deseja fazer. A cidadezinha é pequena, mas possui algumas opções de hotel, (ficamos neste daqui) lojas e restaurantes e você pode se locomover pela avenida principal com o ônibus do parque, sem custo.

Existem várias trilhas com diferentes graus de dificuldade (veja o guia do parque neste link (não tem guia em português) e o parque oferece banheiros e uma grande lanchonete. Curtimos as trilhas e o local por dois dias, o que foi pouco, ficamos com vontade de ficar mais alguns dias para explorar melhor o local. Esperamos que as fotos possibilitem vocês terem uma ideia da beleza do local.

Rodrigo com vontade de escalar essas rochas:

Trilha Angel´s Landing: a subida é forte mas o visual compensa!

Pessoas de todas as idades se aventuram:

Quem sabe uma trilha por dentro do rio? Mas atenção: a água é bem gelada!

Opções de trilhas nãp faltam, o difícil é escolher o que que fazer para aproveitar ao máximo a viagem. Alguém já esteve em algum desses locais? Deixe suas dicas!
Não deixe de levar roupas e botas apropriadas para trekking, se esquecer de algo, pode comprar por lá, afinal, os preços são bem tentadores ao comparar com o Brasil.